terça-feira, março 08, 2005

Um dia

Pouco tenho para dizer a quem passa e só olha,
estes olhos que se escondem, continuo em frente
como se não tivesse visto nenhum olhar,
os meus passos seguem a transparência do horizonte,
afastando as mãos a cobertura de chumbo que a tempestade
trouxe ao fim do mar.

Faça sol, chuva ou vento, nada me detém, nem sinto cansaço
e ando há horas sem parar, nem me lembro já em que dia
sai de casa e segui a estrada da esquerda, quando toda
a gente dizia: vai pela direita, que é mais plana e segura.

Sei que esta viagem ainda demora e que a glória pode nunca chegar
a estar noutro lugar do que na imaginação que guia este corpo
para frente, que é o caminho de todos os que negam as regras da banalidade
com que se diminuem as vidas, fomos feitos para andar sem parar,
mesmo que os homens pareçam intransponíveis e desolados,
não devemos nunca abdicar de um dia encontrar alguém que nos chama
e diga: os teus olhos trazem muitas viagens, senta-te e conta
todas coisas que viste e que nunca ninguém perguntou,
ao que nada dirás por serem isso as palavras, nada que os olhos
não vejam e saibam...
EMANUEL BENTO
PS: Hoje é Dia da Mulher e que bom seria ter uma em casa disposta a chupar-me até à morte...(não er aisto que eu queria dizer, vocês sabem, é só pra aborrecer)